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10 tendências de marketing para 2024
marketing | 02 Feb. 2024
O ano 2024 vai ser muito desafiante para as marcas, os acontecimentos sociais e políticos multiplicam-se e as incertezas são tantas que provocam alguma instabilidade na vida das empresas e das marcas. É neste clima de incertezas e desafios que o Marketing assume um papel crucial na diferenciação daqueles que procuram a atenção dos consumidores.

 

Não chega dominar a tecnologia e as formas de criar, temos de ser verdadeiramente criativos para nos fazermos ouvir e sermos vistos no meio de tanta oferta. As principais tendências de ontem continuam a valer para hoje, a relevância do e-commerce e do conteúdo em vídeo continua a aumentar, a humanização das marcas nunca foi tão importante, numa era em que a Inteligência Artificial está a ter o seu boom, com muitos e novos recursos a aparecer. Estas são as tendências que vão continuar a dominar o Marketing e o Marketing Digital em 2024, mas não são as únicas…temos de saber acompanhar a evolução do mercado, para não ficarmos para trás. 

Apresentamos aqui as nossas 10 tendências de Marketing para 2024: 

 

1. Importância dos Valores Culturais

80% dos consumidores globais dizem estar dispostos a fazer um esforço para comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles. Tendo isto em conta, é importante considerar a gestão de risco no planeamento de marketing, é preciso que as marcas estejam informadas em relação às questões sociais e económicas do mundo que as rodeia.  

 

2. Inteligência Artificial no processo criativo

Mais de 67% dos profissionais de marketing sentem-se convencidos em relação às múltiplas possibilidades e vantagens do uso da Inteligência Artificial Generativa. Com a exploração da tecnologia por parte da indústria nos processos criativos, a necessidade de entender profundamente o papel da AI vai ser cada vez mais desafiante.

 

3. O poder da promoção

Como consequência do aumento da inflação e das marcas próprias a ganharem cada vez mais poder, as empresas vão continuar a recorrer a diversos fatores de forma a manterem-se ativas no mercado, como: promoções, reduflação ou descontos.

 

4. Inovar ainda faz a diferença 

Embora os níveis de inovação das empresas estejam mais baixos, as marcas percebidas como inovadoras pelos utilizadores, em média alcançam três vezes mais crescimento do que as outras. 

 

5. Batalha por mais Atenção

Estudos indicam que 62% dos profissionais de marketing ainda preferem trabalhar com métricas comportamentais, como o tempo de visualização, taxa de cliques, tempo de navegação ou taxa de retenção. Mas as métricas preditivas baseadas em IA estão em ascensão, como a probabilidade de compra ou a probabilidade de abandono.

 

 

 

6. A vida além da barra de pesquisa

Com a popularização da Inteligência Artificial, a pesquisa pelos meios tradicionais encontra-se ameaçada e atualmente os motores de pesquisa online consolidam-se como quinto ponto de contacto mais forte em termos de construção e impacto para uma marca, quando em 2018 eles ocupavam a 11ª posição no ranking.

 

7. Sustentabilidade e marketing

As empresas, estão a incorporar cada vez mais, métricas de sustentabilidade nos seus KPI’s, porque os consumidores estão cada vez mais preocupados com estes temas. Todos os que se esforçarem mais em tornar as suas práticas comerciais mais sustentáveis ​​e comunicarem de forma mais transparente as suas políticas e ações, ganharão a confiança dos seus clientes e aumentarão inevitavelmente as suas vendas.  

 

8. O Poder da Personalização 

Cada vez mais, os consumidores esperam que as marcas ofereçam soluções personalizadas e que atendam às suas necessidades. Ferramentas e estratégias como chatbots, marketing de automação, recomendações, pesquisas de satisfação ou programas de fidelização devem estar cada vez mais nos planos de ação das marcas para 2024.  

 

9. Controlo da mensagem

As empresas tendem a apoiar questões sociais e ambientais e a serem consistentes com o ADN da marca, mesmo que possam causar controvérsias. A autenticidade toma partido em questões importantes para a sociedade e pode criar uma conexão emocional com os seus seguidores.

 

10. Duplas realidades 

A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual continuam a ter um papel importante na vida das marcas e estão a tornar-se cada vez mais acessíveis ao público em geral. As empresas devem explorar de que forma é que estas tecnologias podem ser usadas para melhorar a experiência do cliente. Por exemplo, a Realidade Aumentada pode ser usada para apresentar de uma forma criativa um produto ou serviço e “colá-lo” à realidade do cliente para ele ter uma perceção imediata da sua função, aparência ou utilidade, de forma a criar experiências de compra imersivas. 

 


 

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